Diante de inúmeros ataques aos servidores públicos, a Frente Paulista em Defesa do Serviço Público, coletivo composto por mais de 90 associações, sindicatos, federações, confederações, centrais e entidades representativas do funcionalismo público paulista, está organizando a 1ª Plenária Estadual dos Servidores Públicos, evento construído para a participação ampla de servidoras, servidores, pensionistas, representantes de entidades e movimentos, que pretende construir uma assembleia geral dos servidores públicos de todo estado.
Vamos dialogar sobre nossos direitos, nossas lutas e principalmente sobre as Reformas Administrativas que podem ser votadas a qualquer momento na Assembleia Legislativa de São Paulo e na Câmara dos Deputados.
🔸 1ª Plenária Estadual dos Servidores Públicos
🕘 30 de setembro, 9h
📍 Sindicato dos Marceneiros (São Paulo) + Zoom
➡️ Inscrições abertas: https://bit.ly/plenariaservidores
OBJETIVOS GERAIS/ENCAMINHAMENTOS
1️⃣ RESISTIR É PRECISO!
Depois de diversas debates nas Reuniões da Frente Paulista, sobre as políticas de gestão pública dos sucessivos governos do Estado de São Paulo, chegamos à conclusão, por ampla maioria, da necessidade de construirmos uma forte unidade para mobilização das categorias do funcionalismo, no sentido de enfrentar os ataques AOS SERVIÇOS PÚBLICOS E DIREITOS DOS SERVIDORES, que estamos sofrendo há vários anos de política neoliberal, de minimização do papel social do Estado, nos quase 30 anos de governos do PSDB, e que agora essa política está sendo mantida, aprofundada e continuada pelo atual governo do Tarcísio (Republicanos).
2️⃣ A UNIDADE É MAIS QUE NECESSÁRIA
As diversas categorias do Funcionalismo Público têm lutado contra os ataques e desrespeito aos seus direitos, porém mesmo com paralisações, greves, pressões, a correlação de forças não está favorável aos trabalhadores. O arrocho salarial paulatino predomina, as condições de trabalho só pioram, a falta de concursos públicos sobrecarrega e precariza o atendimento e prestação dos serviços à população, as doenças dos servidores oriundas do trabalho só aumentam em todos os setores, por exemplo, a depressão (e suas somatizações) já é uma epidemia.
A terceirização, a precarização e a privatização já fazem parte da política de estado.
Nossa luta terá que avançar para além das categorias, se faz necessária uma luta geral unificada do conjunto do funcionalismo. Nesse sentido, a Frente Paulista decidiu realizar uma PLENÁRIA ESTADUAL DO FUNCIONALISMO DE SÃO PAULO.
Essa unidade terá como base as demandas gerais que unificam as lutas tais como:
- Contra a Reforma Administrativa Estadual em curso;
- Pela não mudança para pior do Estatuto do Servidor;
- Pelo respeito à data base e perdas salariais do conjunto do funcionalismo;
- Pela criação de Mesas de Negociação Permanentes (no Executivo, Secretarias e Poderes);
- Pelo retorno das faltas abonadas; Pela devolução do confisco dos aposentados;
- Por concursos públicos para suprir os cargos vagos;
- Pelo fortalecimento e fim da precarização dos Institutos de Pesquisa e reabertura dos que foram extintos;
- Por Planos de Cargos, Carreiras e Salários;
- Contra as Privatizações: Sabesp, Metrô, CPTM, e outras.
- Pela valorização dos servidores públicos e em defesa dos serviços públicos.
CONSTRUIR UMA ASSEMBLEIA GERAL DO FUNCIONALISMO DE SP
Na Plenária será também discutida as formas de lutas unificadas, e para concretizá-las posteriormente teremos que preparar e realizar uma forte e ampla Assembleia Geral do Funcionalismo com caráter deliberativo, no sentido de aprovar um Plano de Lutas para o próximo período.