Por iniciativa do deputado estadual Carlos Giannazi (PSOL), a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) realizou, na manhã desta segunda-feira, 20 de março, uma Sessão Solene em homenagem aos 40 anos de existência da Associação dos Servidores do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (Assetj), O evento foi realizado no Auditório Paulo Kobayashi da Alesp.
Giannazi iniciou o ato e passou a palavra ao presidente José Gozze, que convidou para compor a mesa o diretor João Alécio Pugina e o presidente do Conselho Deliberativo, Julio Bonafonte. Representando entidades parceiras, Gaspar Bissolotti Neto (Aspal, Sindap, Fenale, Fespesp, Conacate, CNSP e Pública) e Lineu Neves Mazano (Sispesp, Fessp-esp, CSPB e NCST) também sentaram à mesa.
Giannazi relembrou grandes momentos de luta da Assetj contra projetos de desmonte, não só do Judiciário, mas de todo funcionalismo. Mencionou os debates mais recentes como a Reforma da Previdência de Doria, o Confisco dos Aposentados e Pensionistas e o Nível Universitário aos Escreventes.
Julio Bonafonte agradeceu o apoio do deputado, comentando sobre projeto de redução das Requisições de Pequeno Valor, que foi duramente combatido por Giannazi, entre outras pautas como o apoio ao Impeachment de João Doria: “a indignação tem dado força para continuar a luta”.
Gaspar parabenizou a Assetj em nome das entidades que representa e destacou a importância da associação em todas as discussões que envolvem as diversas categorias de servidores. Sobre os ataques que vêm a nível estadual e federal, Gaspar frisou: “aqui a gente mata um leão por dia”.
Lineu ressaltou as lutas históricas feitas em conjunto, como as Emendas de Collor, que mobilizou milhares de servidores à Brasília, em 1993, a proposta de reforma de Covas, que levou 40 mil à porta do Palácio dos Bandeirantes em 1999 e as mais atuais como a atuação na Frente Paulista em Defesa do Serviço Público e a possível Reforma Administrativa do Governo Tarcísio.
Gozze agradeceu a presença de todos, recordou de grandes momentos históricos e frisou as pautas mais recentes como a mesa de Negociação permanente no Governo Federal e a resistência do TJSP em ouvir seus trabalhadores, falou sobre a atuação da Pública contra a PEC 32, a Reforma Administrativa de Guedes e Bolsonaro e comemorou a vitória da Professora Luciene Cavalcante a deputada federal, que já recebeu as entidades em seu gabinete em Brasília e iniciou um mandato de luta.
Luciene agradeceu o apoio, reforçou que os próximos quatro anos serão de grandes enfrentamentos e parabenizou Gozze, pois foi o primeiro representante a visitar o gabinete da Câmara dos Deputados.
Ao final das falas, foram realizadas homenagens póstumas aos diretores que partiram nos últimos anos, são eles: Irani Apparecida Gagliardi (Conselho Fiscal), Isabel Natalina Dias (Conselho Pro tempore), João Lopes da Palma Filho (Conselho Fiscal), José Carlos Galbiatti Costa (Conselho Pro tempore), José da Silva Miraldo (Conselho Pro tempore), José da Silva Miraldo (Conselho Fiscal), Maria Glória de Oliveira Medeiros (Conselho Deliberativo) e Sebastião José dos Santos (Diretor Financeiro).
Receberam placas de homenagem pela relevante contribuição na construção dos 40 anos de história da entidade José Gozze, Julio Bonafonte e João Alécio Pugina, e os que não puderam comparecer Euclides de Castro, Margarida Alice Falcão Coletto e Magaly Bruxellas. Carlos Giannazi, Celso Giannazi e Luciene Cavalcante também receberam placas de homenagem por toda dedicação e trabalho em prol dos associados e dos servidores públicos do estado de São Paulo.
Todas as fotos podem ser acessadas aqui: https://photos.app.goo.gl/SpXy1MbEUyows37Q6