O 18º Encontro Nacional de Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas, organizado pelo Movimento Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas (Mosap) e suas entidades filiadas, ocorreu no dia 16 de outubro, no Auditório Nereu Ramos, em Brasília. Realizado anualmente, o evento reuniu representantes do serviço público de várias regiões do país para discutir melhorias e propostas voltadas aos servidores aposentados e seus pensionistas.
A Pública Central do Servidor esteve representada pelo presidente José Gozze e pelo vice-presidente Wanderci Polaquini. Além das lideranças do serviço público de todo país, a solenidade contou com a participação dos deputados federais Cleber Verde (MDB-MA), Gisela Simona (UNIÃO-MT) e Erika Kokay (PT-DF), que se posicionaram em defesa das pautas voltadas para os aposentados, especialmente a PEC 6/2024, principal tema do Encontro.
Durante seu discurso, o deputado Cleber Verde, autor da PEC, salientou a relevância da participação ativa dos aposentados no cenário político, destacando que “vocês estão ajudando a escrever história”. Reforçou a necessidade de trabalho coletivo e união para conquistar a aprovação da PEC 6/2024, que propõe a redução gradual da contribuição previdenciária dos servidores aposentados até a completa extinção.
Além disso, o deputado prestou uma homenagem ao saudoso Deputado Arnaldo Faria de Sá, reconhecendo seu papel fundamental na defesa dos direitos dos aposentados. Cleber Verde falou da importância da luta pelo apensamento da PEC 6/2024 à PEC 555/2006, proposta que visa o fim da contribuição previdenciária dos servidores públicos aposentados e está há mais de 10 anos pronta para ser votada.
O presidente da Pública, José Gozze, reforçou a importância da parceria com o Mosap e comentou sobre o trabalho parlamentar realizado nos dias 8 e 9 de outubro, quando mais de 70 dirigentes de diversas entidades filiadas à Pública percorreram os gabinetes dos deputados federais para garantir o apoio ao requerimento de apensamento da PEC 6/2024 à PEC 555/2006. Até o momento, 129 deputados já protocolaram requerimentos. Acompanhe as atualizações aqui.
Em seu discurso, Gozze também enfatizou que a mobilização dos aposentados e pensionistas é uma ferramenta essencial na defesa de seus direitos. Mencionou o confisco previdenciário aplicado aos servidores públicos municipais de São Paulo, dizendo: “Estamos caminhando rumo à vitória, e não tenho dúvidas disso, embora enfrentemos desafios. Por exemplo, em São Paulo, o prefeito [Ricardo Nunes] está aplicando a cobrança de contribuição previdenciária dos aposentados e pensionistas a partir de um salário mínimo e meio. Isso é uma injustiça inaceitável que precisa ser combatida”.
O presidente da Pública reafirmou o compromisso da entidade em seguir na defesa dos aposentados. Também anunciou que uma nova mobilização está prevista para o início de novembro, convocando as lideranças para reforçarem sua presença no Congresso Nacional. “Chega de injustiças para aposentados e pensionistas!”, concluiu Gozze.
Veja a fala de Gozze aqui:
Links relacionados
A Câmara abriu consulta pública sobre a PEC 6/2024. Clique aqui para saber mais sobre o passo a passo da votação.
Atividades parlamentares da Pública realizadas nos dias 8 e 9 de outubro. Saiba mais aqui.
Sinafresp lança ferramenta para pressionar os deputados. Clique aqui para pressionar.
Análise da PEC 6/2024 aqui.