Na terça-feira, 28 de maio, a Pública Central do Servidor, representada pelo presidente José Gozze e vice-presidente Wanderci Polaquini, participou de uma reunião com o Ministro da Previdência, Carlos Lupi. Durante o encontro, foram entregues diversos documentos importantes, incluindo a Pauta da Classe Trabalhadora – Prioridades 2024, a Agenda Legislativa das Centrais Sindicais, e a Agenda Jurídica das Centrais Sindicais. A reunião teve como foco principal a apresentação de pautas essenciais dos serviços públicos, especialmente relacionadas à previdência.
O Ministro Carlos Lupi aproveitou a oportunidade para fazer uma prestação de contas detalhada do trabalho realizado pelo ministério. Destacou vários indicadores utilizados para avaliar a eficiência da previdência, como a redução do tempo de espera para a aposentadoria, que caiu de 162 para 40 dias, em média. Além disso, o estoque de pedidos de aposentadoria foi significativamente reduzido, passando de 2 milhões em dezembro de 2022 para 300 mil nos dias atuais.
Lupi também abordou os esforços contínuos para identificar e reduzir pedidos fraudulentos de afastamentos e pensões, bem como práticas abusivas de advogados que não repassam os benefícios aos aposentados imediatamente. Outro ponto importante foi a atuação do ministério na redução dos devedores contumazes da previdência, especialmente no setor privado. Ao final, o ministro apresentou um livro que conta a história dos últimos 100 anos da previdência, ressaltando a importância e os desafios enfrentados pelo sistema ao longo do tempo.