/

/

Centrais Sindicais discutem participação ativa no G20 Social

Centrais Sindicais discutem participação ativa no G20 Social

19 de setembro de 2024

Categorias: Eventos

Em café da manhã promovido pela Secretaria-Geral da Presidência da República, líderes das principais centrais sindicais brasileiras foram formalmente convidados pelo ministro Márcio Macêdo a integrar as discussões do G20 Social. A Pública foi representada pelos presidente José Gozze e vice-presidente Wanderci Polaquini.

“Participar do G20 Social não é apenas uma oportunidade para discutir temas no grupo de trabalho, mas também para organizar atividades autogestionadas focadas em questões essenciais como combate à fome, pobreza e desigualdade; enfrentamento das mudanças climáticas; e nova governança mundial. É crucial também debater as novas realidades do mundo do trabalho, onde muitos trabalhadores enfrentam insegurança e falta de direitos,” ressaltou Macêdo.

O G20 Social, uma iniciativa que visa promover debates sobre temas cruciais para a sociedade global, será cenário para discussões sobre desigualdade, mudanças climáticas e novas dinâmicas de governança global. Durante a reunião, o ministro Macêdo destacou a importância da participação ativa das centrais sindicais nesses debates.

No encontro, foi destacada a contribuição das centrais sindicais brasileiras no Grupo de Engajamento do L20 (Labour 20), compostos por líderes sindicais dos países do G20, com objetivo de debater e articular temas que afetam a classe trabalhadora.

O encontro teve a presença de representantes das seis principais centrais sindicais do Brasil, incluindo a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), a Força Sindical (FS), a União Geral dos Trabalhadores (UGT), a Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), a INTERSINDICAL e a Pública – Central do Servidor. Também acompanharam a reunião a secretária-executiva da SG, Kelli Mafort, e o Diretor de Articulação de Políticas Públicas da Secretaria Nacional de Diálogos, Usiel Rios.

O convite do ministro Márcio Macêdo representa uma oportunidade para as centrais sindicais participarem ativamente das discussões globais sobre os desafios contemporâneos e promoverem a inclusão e a justiça social em um fórum internacional de grande importância.

por Raquel Munhoz

Compartilhe essa notícia

Para onde

você quer

Viajar?

Notícias relacionadas

Audiência discute precarização dos quadros técnicos no Judiciário Brasileiro

Assetj

A desonestidade intelectual e interesseira da Folha: A quem serve o jornal?

Opinião

CCJC aprova parecer da PEC 66 com exclusão do Artigo 40-A

Conquistas

Pública participa de homenagem ao Dia do Servidor Público na Câmara

Funcionalismo

Adquira seus

Ingressos

Cinema, Parque de Diversão, Parque Aquático, Zoológico, Aquário, Boliche, Show, Teatro e Experiência Sensorial.