/

/

Enquanto o PDL 22 não é aprovado, os servidores estaduais aposentados continuam pagando tributos estaduais

Enquanto o PDL 22 não é aprovado, os servidores estaduais aposentados continuam pagando tributos estaduais

20 de junho de 2022

Categorias: Assetj

Em março de 2020, a Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP) aprovou o Projeto de Lei Complementar (PLC) 80/2019, regulamentando a reforma da Previdência no estado. Em junho do mesmo ano, o Decreto nº 65.021 foi publicado, permitindo descontos adicionais nas aposentadorias e pensões dos servidores estaduais. É inconcebível que aposentados paguem contribuição mesmo após a aposentadoria. 

Desde o mesmo ano, a ALESP empurra com a barriga o Projeto de Decreto Legislativo PDL 22, que anula os descontos adicionais sobre aposentadorias e pensões de servidores públicos estaduais. Recentemente, a Comissão de Finanças e Orçamento da Assembleia aprovou, preliminarmente, a medida e agora é preciso que ela seja colocada na pauta dos trabalhos para decisão do plenário em regime de urgência.

Isso só aconteceu após muita pressão e trabalho das entidades que defendem os servidores públicos, mesmo com reuniões canceladas, falta de presença e descaso dos deputados estaduais.  

É mais do que necessária a aprovação do PDL 22 em regime de urgência, se considerarmos a situação crítica dos aposentados. Faço aqui, com todo respeito, uma exigência ao presidente da ALESP, deputado Carlão Pignatari (PSDB – SP): coloque a medida na pauta de trabalhos da Assembleia, já que é ele quem decide o que entra e o que sai da agenda. 

Vale lembrar que o PDL 22 não é a única medida em discussão que objetiva acabar com essa cobrança indevida. Há outros quatro projetos anexados à mesma medida. São eles: PDL 23/2020, autoria da deputada Delegada Graciela (PL), PDL 24/2020, autoria do deputado Campos Machado (PTB), PDL 39/2020, autoria da deputada Professora Bebel (PT) e PDL 40/2020, autoria do deputado Agente Federal Danilo Balas (PSL). 

Há dois anos a ALESP ignora as medidas e fecha os olhos diante das reivindicações da Confederação Nacional dos Servidores Públicos. Precisamos dar um basta nisso. 

Os deputados precisam votar o PDL 22, seja para dizer que concordam ou para mostrar que são contra os servidores aposentados e pensionistas.

por Antonio Tuccilio, presidente da Confederação Nacional dos Servidores Públicos (CNSP)

Compartilhe essa notícia

Para onde

você quer

Viajar?

Notícias relacionadas

Audiência discute precarização dos quadros técnicos no Judiciário Brasileiro

Assetj

SPPrev disponibiliza nova versão da Declaração de Acúmulo de Cargos/Benefícios Previdenciários

Funcionalismo

Assetj presente na reunião do Conselho de Administração da SPPrev

Assetj

A desonestidade intelectual e interesseira da Folha: A quem serve o jornal?

Opinião

Adquira seus

Ingressos

Cinema, Parque de Diversão, Parque Aquático, Zoológico, Aquário, Boliche, Show, Teatro e Experiência Sensorial.