Assembleia Geral presencial dos Judiciários – Campanha Salarial 2022

Categorias: Assetj

Após a realização de duas Assembleias Gerais de forma virtual, os trabalhador@s do Judiciário realizaram dessa vez a primeira AG Presencial. Com todos cuidados, já que a pandemia continua, estão retomando as lutas diretas. 

Estiveram presentes mais de 600 colegas oriundos de diversas Comarcas do Estado e de Fóruns Regionais da Capital.

A coordenação no caminhão ficou desta vez por conta d@s compas: Catarina (Sintrajus), José Gozze (Pública/Fespesp/Assetj), Márcio (Sindjesp) e Luiz Milito (Assojubs/Sindjesp/Exefe)- No apoio às compas Fernanda (Sintrajus) e Mariana (Assojubs).

Na abertura Gozze apontou que o TJ começou com 5,98%, chegou aos 10% pela pressão e luta da categoria, mas é muito pouco, nossas perdas são de 37,47% (depois temos que reduzir os 10%). Vamos continuar as lutas pelo índice total de perdas e pelas demais questões das péssimas condições de trabalho e dos desmandos do TJ.

Após explicações sobre os trabalhos foi aberto o microfone para apoiadores convidados e para colegas da categoria presentes.

Falaram apoiando nossa luta: os deputad@s Carlos Giannazi e Mônica Seixas (PSOL), a vereadora Luana Alves (PSOL) e o sindicalista Altino Prazeres Coordenador do Sindicato dos Metroviários SP.

Em seguida diretor@s de algumas Entidades Parceiras usaram a palavra para fortalecer as propostas de luta: Maricler (Aasptjsp), Michel (Assojubs/Sintrajus), Mario Neto (Aojesp), Fernanda (Sintrajus), da base da categoria falou a colega Bárbara Boragina (Flórida Paulista).

Após essas falas, o 1º item para debate e aprovação foi a questão da Pauta Geral- Os compas Márcio e Milito explicaram como ocorreu a construção da Proposta de Pauta Geral, a qual foi amplamente divulgada e debatida nos grupos da Campanha Salarial- (a pauta prioritária já foi protocolada no TJ e está sendo discutida).  

Trata-se de uma Pauta com 40 itens atendendo as principais demandas do conjunto da categoria e dos setores específicos. Foi colocado em destaque alguns itens entre os outros: -NU para Escreventes- -Retorno do horário flexível de trabalho nos Fóruns- -Regulamentação do Teletrabalho em Home Office-

-Pagamento do reajuste da GJ das AS e PSIC- O TJ deve 40% -Regulamentação e pagamento de horas extras nos Plantões. -Também foram apresentadas as Bandeiras de Lutas:

1) Retorno das faltas abonadas (Lei Comp. 1361/21); 

2) Fim do confisco dos salários dos aposentados (dec. 65 021/20); 

3) Contra o Projeto de Lei C. 752/21 que reduz as verbas para diligências dos Oficiais em 50% e 4) Em defesa dos Iamspe- O Iamspe é nosso!- 

Essas lutas ocorrem na Alesp junto aos deputados.

▶️ Colocada em votação a Proposta da Pauta Geral e Bandeiras de Luta foi Aprovada pela Assembleia por Unanimidade- Nenhum voto contra nem abstenções.

Em seguida Catarina apresentou o 2º Item sobre a continuidade e organização das lutas da Campanha. Aberta para falas e propostas.

A proposta das Entidades Parceiras foi de continuar a Construção da Greve,  para que possamos ter um movimento forte e vitorioso- Temos que trazer para as lutas de forma unitária a maioria dos colegas pertencentes a todos os fóruns do estado. 

Nesse sentido, foi proposto a criação do Comando Estadual de Mobilização e Construção da Greve-

O qual seria composto por representantes das Entidades Parceiras, Entidades que aderirem, representantes de Fóruns e Comarcas, de Prédios, de Grupos da Campanha etc. 

Após isso, Gozze encaminhou a votação de duas propostas- 

1) Greve Já .

2) Construção da Greve e criação do Comando- 

▶️ Foi aprovada por grande maioria e contraste a proposta 2.

Houve também a manifestação do colega Bruno de Taboão da Serra, destacando a importância da continuidade da mobilização.

Em seguida foi proposto um calendário e ações:

🔺1-Realização da próxima Assembleia Geral Presencial dia 08/04, sexta, às 13h na Pça. João Mendes.

🔺2- Reunião do Comando Estadual de Mobilização dia 30/03, às 19h, de forma virtual pelo Zoom.

🔻3- Passeata até o Palácio onde uma Comissão de Representantes fará a entrega de Ofício para Presidência para marcar nova reunião de negociação (de fato) até o dia 07/03.

No sentido do TJ atender nossas demandas.

▶️ As Propostas foram Aprovadas por grande maioria.

Desta forma, realizamos a passeata com o caminhão de som na frente e fomos até o Palácio, onde continuou a Assembleia. 

Ao coro COLETIVO de “TJ PAGA O QUE NOS DEVE SENÃO VAMOS PARA GREVE”!–

No Palácio, uma comissão foi  atendida pelo assessor Rodrigo Galhardo, para o qual foi entregue o Ofício, pois o dr. Ricardo Anafe estava presidindo a reunião do Órgão Especial. Comissão: Sidnei (Assojubs), Márcio (Sindjesp), Cássio (Aojesp), Gozze (Pública) e Milito (Exefe Aoj).

Enquanto isso a Coordenação da AG ficou por conta da Fernanda, Mariana e Michel, alguns colegas falaram como a Raquel (Rib. Preto) e o Silvio (Sorocaba).

Após os informes da Comissão que entregou o Ofício foi encerrada a Assembleia. (Obs: dentro do Palácio dava para escutar o som das falas do Caminhão).

Comissão da Campanha Salarial:

Entidades Parceiras/Rede de Grupos de Whatsapp dos Judiciários SP-

Pública, Fespesp, Assojubs, Assetj, Aasptjsp, Aojesp, AaspsiBrasil, Aecoesp, Exefe Aoj, Affoca, Affi, Asjcoesp, Assejurd, Affoppre, Sintrajus e Sindjesp.

Comarcas e Fóruns Regionais Presentes:

Araçatuba, Arujá, Assis, Bebedouro, Cajuru, Campinas, Cândido Mota, Catanduva, Cubatão, Diadema, Embu das Artes, Ferraz de Vasconcelos, Flórida Paulista, Guarujá, Guarulhos, Itanhaém, Itapetininga, Itaquaquecetuba, Itariri, Limeira, Mogi Guaçu, Mongaguá, Monte Mor, Osasco, Ourinhos, Peruíbe, Pirassununga, Poá, Praia Grande, Ribeirão Preto, Rio Grande da Serra, Santo André, Santos, São Bernardo, São Caetano, São José do Rio Preto, São Miguel, São Vicente, Sertãozinho,, Sorocaba, Suzano, Taboão da Serra, Taubaté, Várzea Paulista

Fóruns Regionais: Brás, Lapa, João Mendes, Tatuapé,  Santana, Jabaquara,  Pinheiros, Itaquera, Penha,  Ipiranga, Santo Amaro, Barra Funda, Execução Fiscal, Vila Prudente, Juizado Itinerante e Juizado especial Vergueiro e Hely Lopes Meireles.

Acesse aqui a galeria de fotos:
https://photos.app.goo.gl/3VPSCb2j5BVYb5qn6

[ Notícias relacionadas ]

Frente Paulista veicula outdoors pelo estado de São Paulo na reta final das Eleições

Assetj

Grito dos Excluídos é marcado para feriado de 7 de setembro

Assetj

Judiciários realizam nova assembleia geral

Assetj