PONTOS CENTRAIS SOBRE O SERVIÇO PÚBLICO DO NOVO RELATÓRIO DA PEC 186 - EMERGENCIAL
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3/3/2021 - Lima e Volpatti Advogados Associados / Por Lima e Volpatti Advogados Associados
 

Divulgado novo relatório, o qual ainda não consta na página oficial da matéria, vejamos os pontos de ataque ao serviço público:

1. Inclusão explícita das despesas com pensionistas no cálculo das despesas de pessoal para fins de aplicação da Lei de Responsabilidade Fiscal, o que pode levar mais entes a quebrarem os limites da LRF.

a. Art. 29-A. O total da despesa do Poder Legislativo Municipal, incluídos os subsídios dos Vereadores e os demais gastos com pessoal inativo e pensionista, não poderá ultrapassar os seguintes percentuais, relativos ao somatório da receita tributária e das transferências previstas no § 5º do art. 153 e nos arts. 158 e 159, efetivamente realizado no exercício anterior:

b. Art. 169. A despesa com pessoal ativo, inativo e pensionista da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios não pode exceder os limites estabelecidos em lei complementar.

 

2. Lei de Sustentabilidade da Dívida com poder para instituir medidas de ajuste, incluindo os congelamentos do art. 167-A, podendo criar outras hipóteses de congelamento de aumentos, reajustes e progressões.

a. Art. 163.    Lei complementar disporá sobre:  VIII – sustentabilidade da dívida, especificando: a) indicadores de sua apuração; b) níveis de compatibilidade dos resultados fiscais com a trajetória da dívida; c) trajetória de convergência do montante da dívida com os limites definidos em legislação; d) medidas de ajuste, suspensões e vedações; e) planejamento de alienação de ativos com vistas à redução do montante da dívida; Parágrafo único. A lei complementar de que trata o inciso VIII pode autorizar a aplicação das vedações previstas no art. 167-A.” (NR)

 

3. Gatilho do art. 167-A passa a ser facultativo, porém sua não adoção impede a realização de operações de crédito e fiança do governo federal. Excepciona integralmente os militares. As progressões estão em situação ainda pior, sendo vedadas em todo o exercício financeiro do descumprimento do limite de despesas.

 

4. Poder Legislativo e Judiciário: Beneficiados, nova redação deixa claro que o contingenciamento de despesas nestes poderes é apenas no orçamento discricionário, sendo este na mesma proporção do poder executivo.

a. Art 168-A. Se verificado, durante a execução orçamentária da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que a realização da receita e da despesa pode não comportar o cumprimento das metas fiscais estabelecidas na respectiva lei de diretrizes orçamentárias, os órgãos dos Poderes Legislativo e, quando houver, do Judiciário, do Ministério Público e da Defensoria Pública, por atos próprios, nos termos da lei complementar de que trata o inciso I do art. 163, devem promover a limitação de empenho e movimentação financeira das suas despesas discricionárias na mesma proporção da limitação aplicada ao conjunto de despesas discricionárias do Poder Executivo.

 

5. Modificação no art. 107 do ADCT para que o teto de gastos anual seja substituído como gatilho de congelamento de despesas pela proporção entre despesa obrigatória primária sobre a despesa primária total, a qual não pode superar 95%. Inclui a vedação de progressões e promoções.

 

 
 
 
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