As entidades abaixo vêm a público repudiar o projeto de privatização do Complexo Esportivo Constâncio Vaz Guimarães, localizado no Ibirapuera, na capital paulista. O Governo Doria apresenta um projeto de concessão que ignora a importância esportiva, arquitetônica e histórica que o conjunto desportivo representa para a população paulistana, para os atletas e profissionais do esporte, que utilizam do conjunto para treinamento e competições importantes.
Doria prefere entregar o local à especulação imobiliária e às empreiteiras do que manter um espaço público para o fomento do esporte e lazer. Em seu projeto, prevê um “Ibirapuera Complex” de arquitetura de gosto duvidoso, mas de forte interesse aos setores imobiliários, que transforma o estádio de atletismo “Ícaro de Castro” em arena esportiva e de shows.
Assim como a Prefeitura da Capital cedeu o estádio Municipal “Paulo Machado de Carvalho” ao setor privado, o Governo do Estado entrega do Complexo Esportivo Constâncio Vaz Guimarães à iniciativa privada com a construção de um Shopping Center no lugar do Ginásio do Ibirapuera, além da construção de uma torre comercial e hotel no lugar do complexo aquático. Esse conjunto de ações certamente provocará a descaracterização e destruição de um complexo símbolo dos esportes olímpicos na cidade de São Paulo.
Que o Complexo Esportivo Constâncio Vaz Guimarães seja tombado pelo Condephaat, que a população e os atletas possam desfrutar da estrutura ali existente para lazer e competição.
Assinam esta nota as entidades da Frente Paulista em Defesa do Serviço Público.