Nesta quarta-feira (16), servidores públicos, estudantes e dirigentes das entidades representativas dos servidores públicos participaram de um grande dia de mobilizações contra o PL 529/2020 em todo o estado.
Por volta de 13h manifestantes de todo o estado começaram a chegar na Assembleia Legislativa para pressionar os deputados pela rejeição ao PL 529/2020. Parlamentares compareceram ao Ato e manifestaram apoio, como Carlos Giannazi (PSOL), Mônica Seixas (PSOL), Professora Bebel (PT) e vereador Celso Giannazi (PSOL).
Aos que não puderam comparecer à Alesp, foram realizados atos em cidades como Presidente Prudente, Araras, Araraquara e Mirante do Paranapanema, com a presença maciça de servidores das autarquias ameaçadas de extinção.
Mantendo a agenda de mobilização permanente, um tuitaço #NãoAoPL529 #EmDefesaDosServiçosPúblicos foi realizado das 14h às 16h, com mais de 6.000 menções e com destaque nos Assuntos do Momento do Brasil.
Ainda em caráter virtual, foram mais de 500 manifestações virtuais via site manif.app.
Há a previsão de discussão do Projeto nas Comissões a partir do próxima semana e a luta é que ele seja completamente rejeitado.
O PL 529/2020 prevê aumento na contribuição do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo – IAMSPE, extinção de 10 órgãos fundamentais (Parque Zoológico de São Paulo, Fundação para o Remédio Popular “Chopin Tavares de Lima” – FURP, Fundação Oncocentro de São Paulo - FOSP, Instituto Florestal, Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano de São Paulo – CDHU, Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo S. A. - EMTU/SP, Superintendência de Controle de Endemias – SUCEN, Instituto de Medicina Social e de Criminologia – IMESC, Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo – DAESP e Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo "José Gomes da Silva" – ITESP) e o confisco de R$1 bilhão da Educação e Fapesp.
*Agenda de mobilizações*
-
21/09 - 10h - Reunião da Frente Paulista via Zoom
-
22/09 - 13h - Novo Ato na Alesp - Recepção de deputados
-
23/09 - 14h às 16h - Tuitaço
-
28/09 - 10h - Reunião da Frente Paulista via Zoom
-
29/09 - 13h - Novo Ato na Alesp - Recepção de deputados
-
30/09 - 14h às 16h - Tuitaço
-
30/09 - Dia Nacional de Lutas contra a Reforma Administrativa