A Confederação Nacional dos Servidores Públicos (CNSP) realizou nessa terça (3), uma reunião ordinária e conjunta do Conselho de Representantes, Diretoria Executiva e Conselho Fiscal. O encontro aconteceu na sede da Confederação em São Paulo.
Em pauta, o presidente Antonio Tuccilio prestou informações sobre a recente visita que a CNSP fez a Brasília para discutir temas importantes como a Convenção 151 da OIT (Organização Internacional do Trabalho, da ONU), que estabelece o princípio da negociação coletiva entre trabalhadores públicos e os governos das três esferas - federal, estadual e municipal e que foi objeto de uma audiência com o senador Paulo Paim (PT/RS).
A viagem à Capital Federal também serviu para o trabalho da CNSP em relação à aprovação da PEC 555, que isenta os servidores aposentados da contribuição previdenciária, além de apoio formal dado ao Sindifisco Nacional à campanha Imposto Justo, que tem como principal meta promover a justiça tributária no país.
Novas entidades filiadas
A reunião também serviu para aprovar a filiação de três novas entidades à CNSP. Foram elas: FASP/PMSP, CPP e ANTC.
A Federação das Associações Sindicais e Profissionais dos Servidores da Prefeitura Municipal de São Paulo (FASP/PMSP) é uma entidade de segundo grau que congrega os servidores da prefeitura do maior município do país e suas diversas carreiras. É presidida por Manoel do Nascimento Veríssimo, contador municipal da prefeitura paulistana e que presidiu a Associação dos Contadores Municipais de São Paulo (ACMSP), entre 2005 e 2011.
Fundado em 1930, o Centro do Professorado Paulista (CPP) é uma das mais importantes associações de servidores públicos do país que une, principalmente, professores do ensino público do estado de São Paulo. Com cerca de 130 mil associados, o CPP é nome constante e permanente nas lutas do funcionalismo público paulista e nacional. É atualmente presidida pelo professor José Maria Cancelliero.
A Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil (ANTC), por sua vez, tem apenas um ano de fundação, mas já é entidade de presença constante no Congresso Nacional. A ANTC tem trabalhado com assuntos bem polêmicos como o projeto de terceirização, repudiado pelo funcionalismo e a proposta de "mordaça" aos auditores, reduzindo e diminuindo os poderes destes profissionais na fiscalização de obras e atividades correlatas. É presidida por Lucieni Pereira da Silva, auditora federal de Controle Externo.
Sessão Solene em setembro e Seminário em outubro
Por fim, foram discutidos os preparativos para a Sessão Solene que comemorará os 20 anos da CNSP na Assembleia Legislativa, em evento marcado para o dia 30 de setembro às 10 horas no Plenário Juscelino Kubitschek.
A próxima atividade oficial da CNSP será a realização de um seminário em outubro na cidade de Serra Negra, interior paulista. Intitulado "Servidor Público na Participação por um Brasil mais Justo" será realizado entre os dias 10 e 13 de outubro no Radio Hotel Resort & Convention. A programação será divulgada em breve.
N.R.: A ASSETJ esteve representada pelo seu presidente, José Gozze e pelo vice e diretor de Comunicação, Sylvio Micelli.