Nesta quarta-feira (19), às 11 horas, o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador José Renato Nalini, inaugura a 32ª Vara Criminal da Capital, no Fórum Ministro Mário Guimarães (Barra Funda).
O fórum criminal tem atualmente 172 mil processos e 106 mil inquéritos policiais em andamento. Apenas em junho passado, deram entrada 6.273 novas ações e 4.508 inquéritos. Para atingir o número de feitos das demais varas, a 32ª receberá distribuição diferenciada de processos por oito meses: 3x1 nos quatro primeiros e 2x1 nos meses seguintes. O juiz Fernando Oliveira Camargo assumirá a unidade, que contará com uma equipe de sete servidores e quatro estagiários.
A instalação da 32ª vara é mais uma iniciativa da atual gestão do TJSP para aprimorar a Justiça criminal. O fórum recebeu neste ano a instalação do Anexo Judicial de Defesa do Torcedor; as audiências de custódia, em que os presos da capital são apresentados ao juiz em até 24 horas após sua prisão em flagrante; e o Departamento Estadual de Execuções Criminais (Deecrim), que recebe, exclusivamente no formato digital, novos processos de execução criminal de presos que cumprirão pena nos 30 estabelecimentos da capital e em mais 29 municípios.
O prédio da Barra Funda possui área construída de 119 mil m², em terreno de 80 mil m². No local estão instaladas as varas criminais; cinco varas de Execuções Criminais; uma Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; uma Vara do Juizado Especial Criminal e quatro Tribunais do Júri (1º, 3º, 4º e 5º), além do Departamento de Inquéritos Policiais (Dipo). Circulam diariamente pelo prédio mais de 4 mil pessoas, além das 3.258 que trabalham no local. A juíza diretora do fórum é Maria de Fátima dos Santos Gomes Muniz de Oliveira.
Projeto CultivAR
Com o objetivo de contribuir para melhorar a qualidade de vida nas áreas urbanas e estimular o reflorestamento, o TJSP lançou, em janeiro deste ano o projeto CultivAR. Nas solenidades do Judiciário, o presidente aproveita a oportunidade para plantar uma árvore nativa no fórum. A Barra Funda receberá uma muda de cerejeira.
Mais informações: Rômulo Pordeus (11) 9-8750-7832 / 2727-9268 / 2127-9469