Os professores, diretores e supervisores da rede estadual de ensino que se inscreveram para a prova de Valorização pelo Mérito, que garante reajuste salarial de até 10,5%, farão os exames nos dias 23 e 30 deste mês.
Os primeiros a realizarem a avaliação, no dia 23, serão os PEB 1 (Professores de Educação Básica 1) e PEB 2, da categoria Educação.
As provas começarão a ser distribuídas às 9h.
Depois, às 15h, será a vez do suporte pedagógico, que inclui os supervisores e diretores, e o PEB 2 de Educação Especial.
No domingo seguinte, dia 30, às 14h, o exame será para PEB 2 e professor 2, em disciplinas como língua portuguesa, inglês, educação física, matemática, biologia, física, química, história e geografia, entre outras.
As provas serão realizadas nos municípios-sede das 91 diretorias de ensino. A orientação da Secretaria de Estado da Educação é que os servidores devem chegar com, no mínimo, uma hora de antecedência. A prova será comporta por 60 questões de múltipla escolha, sobre formação específica, e uma dissertativa com conteúdo pedagógico. Podem participar da Prova de Valorização os titulares de cargo e ocupantes de funções-atividades com atuação há, no mínimo, três anos e que cumpram outros critérios como a frequência em aula.