Na tarde desta sexta-feira (15) aconteceu mais uma Assembleia Geral dos servidores na Praça João Mendes. A mobilização se deu em razão da insatisfação das entidades e dos servidores com as respostas dadas pelo Tribunal sobre a pauta de revindicação da assembleia de abril.
A fim de tentar resolver esses impasses, os servidores participaram com faixas e cartazes pedindo melhores condições de trabalho e ajuste salarial. A indignação com o reposição de 6,5% ainda continua. O Tribunal insiste em pagar o reajuste em um percentual bem abaixo da inflação, que hoje está em 7,8%.
Por conta dessa decisão do TJ, uma comissão de entidades se dirigiu até o gabinete da presidência do Tribunal para questionar o presidente José Renato Nalini sobre a declaração a respeito do reajuste. No email, Nalini escreveu que “está encetando esforços para complementar o percentual de aumento concedido”.
As entidades saíram da sala da presidência sem novidades. Nalini não esteve presente mas a conversa aconteceu com o juiz assessor da presidência Ricardo Felício Scaff, que informou aos que estavam presentes que não há como marcar audiências sem a presença de Nalini. O presidente do TJ postou uma foto nas redes sociais visitando uma igreja na cidade de Mariana, em Minas Gerais.
O presidente da Assetj, José Gozze, declarou que mesmo sem posições concretas, a ida até a presidência teve sua importância.
Por unanimidade ficou decidido que o encontro deverá acontecer na semana que vem. Caso o Tribunal não marque a reunião até a quinta-feira, dia 21 de maio, a comissão de entidades estará novamente às 15h, na porta da presidência para serem atendidas.
Na próxima segunda-feira, dia 18 de maio às 10h acontecerá na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo uma reunião entre as entidades do serviço público. A luta pela aprovação do PLC 56/2013, que institui o nível universitário para o ingresso na função de oficial de justiça, e PLC 6/2013 que transforma cargos já existentes em cargos de assistentes sociais e psicólogos já está na pauta para ser discutido na Alesp.